sábado, 23 de fevereiro de 2013

O Adeus do Papa Bento XVI


Lagos, 18 de Fevereiro de 2013

sobre O Adeus do Papa Bento XVI

Vivemos o III milénio, o século XXI e a Igreja tem já dois mil anos de existência e todos temos já a noção de que se opera uma mudança de paradigma e a Igreja precisa também de operar esta mudança e estar cada vez mais em união específicamente entre ordenados e leigos católicos.
João Paulo II e Bento XVI são os primeiros Papas deste III milénio. (Já agora PAPA é ABBA em aramaico, papá ou paizinho em português. É importante termos consciência desta noção.) João Paulo II e Bento XVI são pessoas muito diferentes fisicamente, em relação à idade, mas são dois Papas inovadores. João Paulo II já tinha abordado a questão da resignação, mas não se atreveu e muitos de nós gostaríamos que ele o tivesse feito. Digo 'nós' como leiga católica e praticante que sou e que sofri muito, vendo-o naquele sofrimento sem um queixume e fazendo um esforço sobrehumano para levar a cabo as obrigações inerentes a este cargo.
Acredito que foi o exemplo do Papa João Paulo II, já no fim da sua vida, que levou o Papa Bento XVI a não querer chegar a tal extremo, exercendo o seu cargo. É apenas a minha opinião. Bento XVI é uma pessoa de grande coragem, embora reservado. Acredito que são os mais corajosos. Demonstrou-o no Concílio Vaticano II, ao aceitar o cargo de Papa para suceder a João Paulo II, pouco ter-se-ão atrevido e agora ao declarar a sua resignação. Os leigos católicos têm uma grande resiliência e, até o facto acontecer, eles mantêm-se conservadores, mas perante o facto consumado aderem imediatamente com alegria e ainda bem.
Acredito que Deus vai operando na Igreja e também acredito que Deus, Jesus Cristo, o Espírito Santo estão com Bento XVI nesta decisão e acredito que este é o caminho certo: quando o Papa já não se sente em condições físicas e psicológicas para exercer o seu pontificado põe o seu cargo à disposição para a eleição de novo Papa e acredito que isto é que está certo porque na Igreja não há o culto da personalidade, mas um cargo – o mais elevado, o de Papa – a ser desempenhado pelo cardeal mais competente para os objectivos da Igreja no momento e que é escolhido pelo Colégio Cardinalício por inspiração de Deus, de Jesus Cristo, do Espírito Santo. A tradição é tradição até haver algo suficientemente forte para ser elemento de viragem para o início de uma nova tradição. Estamos todos, tudo está em constante evolução: nem os tempos nem o modo são da nossa conta, apenas as decisões e suas consequências, boas ou más. Assim é!



Os meus filmes


1.º – As Amendoeiras em Flor e o Corridinho Algarvio.wmv


2.º – O Cemitério de Lagos


3.º – Lagos e a sua Costa Dourada


4.º – Natal de 2012


Os meus blogues













...........................................................

http://www.antena2.rdp.pt/


http://www.paulinas.pt/ (livros, música, postais, … cristãos)



http://www.livestream.com/stantonius 16h20 – terço; 17h00 – missa (hora de Lisboa) http://www.santo-antonio.webnode.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário