sábado, 22 de setembro de 2012

Meu artigo: "Receitas para a Segurança Social"


Lagos, 21 de Setembro de 2012

sobre as Receitas para a Segurança Social

Novamente se vem informar que para baixar a TSU (Taxa Social Única) para os empresários há necessidade de aumentar outra taxa ou imposto. É uma falsa questão! A relação não está entre aumentar ou diminuir taxas ou impostos; a relação está entre receitas quer de taxas quer de impostos e não há uma razão directa entre taxa/imposto e receita fiscal. É pura ilusão lançada sobre a população para a levarem a aceitar novos aumentos de impostos como já está provado com factos.

Atualmente os trabalhadores dependentes contribuem com 11% do seu salário para a Segurança Social e em Espanha estes contribuem com 4% do seu salário. A diferença é muito grande!

Os empresários atualmente contribuem com 23% do salário dos seus trabalhadores para a Segurança Social. Isto vai muito para lá do aceitável!

Os trabalhadores a recibos verdes contribuem com 28% do que recebem para a Segurança Social. Isto é um autêntico roubo a favor do Estado (Segurança Social apenas porque ainda há outros impostos a pagar). Acontece que se considera neste grupo apenas as profissões liberais, mas esses sabem e podem orientar-se; só que neste grupo estão principalmente e todos sabem, os trabalhadores que trabalham para empresas recebendo a troco de recibos verdes e estes não têm como orientar-se. Sabemos que há muitos trabalhadores que poderiam ser considerados dependentes e trabalham a recibos verdes e acredito que são a maioria neste grupo. Não está correcto e não se pode condescender com esta taxa tão elevada. Seria de considerar um escalonamento de taxas de acordo com os rendimentos auferidos.

Acontece que a revolta é grande e justa, pois os poucos que ainda trabalham – empresários ou trabalhadores operacionais dependentes – vêem o pouco que recebem ser quase todo escoado para o Tesouro Estatal. Não pode ser assim: cada um tem de ter para si uma percentagem adequada do rendimento do seu trabalho porque senão perde interesse/motivação em produzir riqueza, trabalhar. Numa sociedade, há que contribuir para o bem comum do país; ninguém se nega a isso, mas numa percentagem razoável.

Quando se permite o encerramento diário de empresas, estamos a fomentar o desemprego, o crescimento da despesa do Estado e estamos a destruir a possibilidade de criar riqueza no país, a aumentar o desemprego e a diminuir a receita fiscal do Estado e isto tem sido permitido há muitos anos e em crescendo por alguns dos governos mais recentes.

A questão de baixar/subir taxas (de impostos) para manter ou subir a receita fiscal é pura retórica!

O meu Clube de Leitura



Os meus filmes


1.º – As Amendoeiras em Flor e o Corridinho Algarvio.wmv


2.º – O Cemitério de Lagos


3.º – Lagos e a sua Costa Dourada

Os meus blogues














http://www.psd.pt/ Homepage (rodapé) - “Povo Livre” - salvar (=guardar)




http://www.arteemgestao.pt/ (empresa de consultoria e negócios utilizando a metodologia 'coaching')

Sem comentários:

Enviar um comentário